Rock

Qualquer duvida :https://www.facebook.com/saphira00hallana00?ref=tn_tnmn

sábado, 18 de dezembro de 2010

Crítica ao おしゃれ系 ~Oshare Kei~


おしゃれ系 é o ritmo preferido da maioria dos otakus. Não por ser mais alegre visualmente, como por ter uma música que geralmente se renova, pegando elementos de outros gêneros e transformando em ferramentas originais, isso à um certo tempo, hoje não.
Quando digo "hoje não" não me refiro a todas as bandas e sim à maioria.  Este ano tivemos uma enorme perda no Oshare kei, Ayabie encerrou suas atividades. Particularmente não é e nunca foi uma de minhas bandas preferidas, mas tudo bem.

Como dito no post anterior, visual kei é -era- muito contraditório e o oshare surgiu pelo uso de roupas com temáticas infantis, fashion e coloridas. Daí já podemos tirar uma variedade imensa, não concorda? Mas isso não ocorre.

De novo paremos para analisar: Você já não viu uma miniatura, as vezes no google em em banners de blogs e assemelhados uma foto e pensou "Bah! Olha o Miku ali!" ou "O Yomi ta diferente nessa foto, parece mais magro -ou gordo-". Bem se não pensou, você não presta atenção nisso, mas todas -com rarissímas exceções-, bandas de おしゃれ系 são quase idênticas, ou senão muito parecidas entre si.

Mas lá vem os fãs de carteirinha dizendo: "Isso é de se esperar, são do mesmo estilo, tem que ser parecidas!" NÃO! Não tem não, se tem então me explique porque consigo distinguir Maximum The Hormone de Dir En Grey, se as duas fazem parte do mesmo estilo? Não venha me responder que é pela voz feminina, porque não é disso que estou falando!

O cenário oshare está caminhando para um denominador comum, e isso é ruim! Só pelo fato de eu citar algo relacionado a matemática, já torna isso ruim. Musicalmente isso não está ocorrendo TANTO, disse tanto. Mas mesmo se ocorresse, visual kei é um estilo mais visual que musical - sendo que eu me importo mais com o musical, mas tudo bem- .

Acredito que se continuar assim teremos mais uns 50 An Cafe's, o que não seria tão bom para a música, pois chega a ser ridículo você ter no seu quarto 5 posteres de bandas diferentes, chega alguém e pergunta para você "Que banda é essa?"  e você feliz, começa a citar o nome de cada uma, e a pessoa disse "Nossa! Pensei que era só uma!" Isso é constrangedor.

Talvez o Bou tenha cortado o cabelo, diminuído um pouco a maquiagem e deva estar no vocal de uma outra banda de oshare, não? Pois se você parar, perceberá que nas bandas de oshare sempre há um gothic lolita geralmente loiro, que faz gracinhas, tudo isso baseado no Bou do An cafe, que pegou inspirações do Mana-Sama.

Mas felizmente temos bandas para salvar a originalidade, mesmo que poucas... Como as dos vídeos abaixo:







OBS: Não me refiro a nenhuma banda específica, e sim ao gênero em geral, por isso reforço a ideia de que há exceções aos meus comentários.

Continua...
O próximo "alvo" serão as bandas modinhas de VK, aquelas mais "metal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário