Rock

Qualquer duvida :https://www.facebook.com/saphira00hallana00?ref=tn_tnmn

Japão

As vogais japonesas

Felizmente, as vogais japonesas são bem semelhantes às vogais portuguesas, o que facilita o aprendizado da língua por nativos do Brasil e Portugal. Há no entanto diferenças sutis no timbre e na nasalização de algumas vogais e a presença de vogais longas, que são mais difíceis de aprender para quem só fala português.

Os japoneses são frios? — III: As boas maneiras.

Uma das coisas que, na época que eu cheguei no Japão, causava-me certa aversão são os bons modos dos japoneses. Pode parecer estranho dizer isso, mas acredito que qualquer brasileiro entenderia exatamente o que eu quero dizer se eu colocar assim: os japoneses são educados demais.


O-bon (お盆)

Há duas ocasiões no ano em que as famílias japonesas se reúnem, uma no verão (o-bon – お盆) e outra no inverno (o-shogatsu – お正月). O-bon é uma data budista e o-shogatsu, xintoísta. Embora pouco mais da metade dos japonesese sejam oficialmente budistas e pouco menos da metade sejam oficialmente xintoísta, na época do o-bon, todos se tornam budistas e na época do o-shogatsu, todos se tornam xintoístas.

O Imperador é um deus?

O Imperador Hirohito, após a derrota na guerra, proferiu e assinou uma declaração dizendo que ele era um ser humano comum, que não era um semi-deus. Hoje, quando perguntados sobre o Imperador, os japoneses respondem como papagaios: O Imperador é um ser humano comum e não tem poderes políticos. Ele é apenas um símbolo. E sempre há os que acrescentam: Nós não precisamos de Imperador. Ele não serve para nada.


Hotéis no Japão

No Japão existem vários tipos de hotel, com características diferentes e voltados para mercados diferentes. Há os hotéis de turismo, para pessoas que não se importam em gastar um pouco mais em troca de um ambiente agradável e um atendimento de primeira. Há hospedarias de estilo japonês conhecidas com ryokans. Os hotéis de negócios são para pessoas que viajam a negócios e só precisam de um lugar para dormir. Há também os love hotels, que são para quem quer apenas fazer amor.


Gokon (合コン)

Gokon é uma palavra híbrida formada por um caractere chinês (合), que significa “combinar” e um fragmento em katakana (コン), que é a abreviação de (コンパ - konpa), que por sua vez vem da palavra inglesa “company”, que aqui no Japão tem o sentido de “reunião para beber e conversar”. Sendo assim, daria para traduzir esta palavra como “festa combinada”, sendo que aquicombinada se refere ao fato de que nos gokons necessariamente o número de homens é exatamente igual ao número de mulheres. Caso esse requesito não seja atendido, não teremos um gokon.


Futon de casal

Nas residências japonesas tradicionais, não há camas. No lugar delas, os japoneses estendem uma espécie de colchão chamado futon sobre o tatami e dormem ali. Quando acordam de manhã, recolhem os futons e guardam-nos nooshiire (armário). O kotatsu (pequena mesinha com aquecimento para os pés), que havia sido posto num canto à noite, é colocado no centro da sala e oszabutons (almofadas) são distribuídos ao redor do kotatsu. Pronto: o que à noite era quarto de dormir, pela manhã transformou-se em sala de estar.

Bolo é coisa de mulher!

Fazia tempo que eu não me espantava com nada no Japão. Já estou tão acostumado que, pelo contrário, me espanto e até me indigno quando as coisas não são feitas ao modo japonês. Não que eu tenha me tornado japonês. Ainda sei ser brasileiro, mas no Japão eu quero que as coisas sejam feitas do modo japonês.


O Natal no Japão

Falar sobre o Natal no Japão e falar sobre nada é quase a mesma coisa. Como em todos os países não-anti-cristãos, aqui também tem decoração de Natal no comércio, além do movimento que também aumenta nos dias que antecedem o Natal.


O lado japonês da guerra

Numa comunidade do Orkut, foi perguntado sobre a relação entre as bombas de Hiroshima e Nagasaki e a Guerra Fria. Eu me interessei e fiz uma pesquisa na internet para responder a pergunta. A minha resposta está lá (na comunidade). Aqui escrevo a minha impressão sobre o lado japonês da guerra, baseado no que eu li e no que eu vejo no dia-a-dia.


O Peido

Não precisa passar muito tempo no Japão para perceber isso. Acredito que até mesmo quem vem aqui a turismo e anda pelas lojas e pontos turísticos durante uns 3 dias acaba desconfiando. Eu, depois de quatro anos morando aqui, agora tenho certeza: os japoneses não perdoam, peidam mesmo!

Gente de pós

Muitos estudantes brasileiros que vêm fazer mestrado no Japão ficam pensando que é difícil de fazer amizade com japoneses. “Porque eles são assim, porque eles são assado...” Esses mesmos não se dão por conta de como é difícil fazer amigos entre os brasileiros que estão no Japão. A realidade é que é difícil de fazer amigos entre estudantes de pós-graduação.


Penteados japoneses

Eu não tenho nenhum interesse por peteados japoneses, nem pretendia escrever sobre isso aqui, mas percebi que muitos acessos a esta página se originaram de uma busca no Yahoo! pela palavra chave “pentados japoneses” e por isso resolvi escrever um pouco sobre o assunto e deixar alguns links para quem estiver interessado.

Cirurgia de ocidentalização dos olhos

Esse é um dos muito mitos sobre os japoneses que circulam na imprensa mundial. Mais de uma vez eu vi reportagens do Jornal Nacional ou no Fantástico. Com freqüência esse termo também aparece em jornais e revistas. A idéia que é transmitida é que no Japão predomina o padrão de beleza ocidental e que as japonesas se submetem a tal cirurgia para ficar mais parecidas com as ocidentais. Mentira!


Os japoneses são frios? — II: As festas

Uma coisa que japonês não é é “alegre”, ou youki, na língua deles. Às vezes eu tenho impressão até que de que eles têm uma certa inveja dos italianos nesse aspecto. Se não inveja, pelo menos uma admiração muitos japoneses têm pelos italianos.

Os japoneses são frios? — I: O corpo

Antes de eu vir para o Japão, alguns amigos e conhecidos me avisaram: “os japoneses são muito reservados, vai ser difícil de você fazer amigos por lá ” e “eu tenho um conhecido que morou dois anos do Japão e não conseguiu fazer nenhum amigo”. Eu não levei muito a sério. Sou teimoso. Tenho que ver para crer. Mas, chegando aqui, logo no início do verão eu entendi que tipo de frieza eles têm.

Os ônibus

Uma das boas coisas do Japão são os transportes públicos, principalmente os trens. Como no Brasil não tem muito trem, eu resolvi falar primeiro sobre os ônibus urbanos, que fica mais fácil de relacionar.


Hi no yojin (火の用心)

Passaram algumas pessoas agora na frente da minha casa, batendo uns pedaços de madeira e falando com um megafone. Pensei: não posso deixar de blogar isso.



Ganbatte (頑張って)

Mais uma palavra que não tem tradução mas é muito usada nas ocasiões em que os brasileiros diriam boa sorte. A diferença entre dizer ganbatte e boa sorte explica várias diferenças entre a cultura japonesa e a cultura brasileira.


Educação

Eu gostaria de poder falar no geral sobre a educação no Japão, mas eu não conheço muito. Nunca fui à escola aqui e não conheço ninguém que esteja indo no momento. Só o que eu sei é o que eu ouço falar das pessoas que eu conheço e da tevê, além do que eu vejo na rua.


Mulheres de meia-idade

As pessoas que eu mais detesto na rua são as mulheres de meia-idade: aquelas entre 40 e 55 anos de idade. São as piores pessoas do Japão. A partir das 4h da tarde, elas começam a sair de casa (de bicleta) para fazer compras no supermercado.

A cara das pessoas na rua

Uma coisa que chama atenção quando se chega no Japão é a expressão do rosto das pessoas na rua. Aqui todo mundo anda de cara fechada.


Fantasmas

No Brasil, as pessoas se dividem entre aqueles que acreditam em fantasmas e os que não acreditam. Os japoneses se dividem entre os que vêem e os que não vêem os fantamas. Que eles existem, ninguém aqui duvida.


É difícil aprender a falar japonês?

Essa pergunta equivale a: “É difícil de aprender a falar?” Pelo menos, para quem tem como língua materna outro idioma que não o coreano, essa é a realidade. Portanto não é propriamente difícil, nem fácil, senão demorado.


Tatemae (建前)

Essa é um dos aspectos mais polêmicos da cultura japonesa, tanto para os estrangeiros, quanto para os próprios japoneses.

Giri (義理)

Não tem tradução para esta palavra. No dicionário consta como “senso de dever”. Freqüentemente, esta palavra aparece jundo com uma outra: ninjo (人情), que quer dizer algo tipo “sentimento humanista”.



Meiwaku (迷惑)

Meiwaku é uma palavra japonesa que é definida pelo dicionário comoincômodo. Nada de especial nisso. O interessante é o quanto eles usam essa palavra e o significado que ela tem para eles.


Terremoto

Muita gente pensa que terremoto no Japão e tão comum que os japoneses estão acostumados. Eu também achava isso, mas não é bem assim. Não tem como se acostumar com terremoto. Não é como tufão, que você sabe onde ele está, para onde está se movendo e, quando e como vai chegar.

Palavras japonesas

A língua japonesa é muito diferente da portuguesa. A ordem das palavras na frase é oposta à ordem que nós utilizamos. Apesar de os verbos não são conjugados para cada pessoa, praticamente não se usam pronomes pessoais. O sujeito oculto em japonês é oculto mesmo! Só pode ser entendido pelo contexto. Mas a gramática não diz tanto sobrea cultura quanto diz a semântica das palavras.


Comida japonesa






   

  



Comida para todos os gostos é assim aqui no japão , você tem a opção de escolher o seu gosto predileto desde italino a comida Arabe e entre elas até brasileiras consultando na internet voce pode encontrar alguma churrascaria ou restaurante anunciado , os japoneses tem mudado muito seus abtos de alimentação isso tem aberto muito as portas para restaurantes do mundo todo .
O Japão tem uma grandes rede de restaurantes e franquias de comida  espalhados , torna-se facil decorar os nomes delas estão em quase todo lugar que você vai , algumas das redes mais conhecidas são Skylark (que tem muitas outras filiais com  nomes diferente e as comidas variam entre sushi e massas ) , Kappa Sushi , Sukiya (rede que tem filiais no Brasil) , Matsuya ,Yoshinoya (rede que tem filiais nos Estados Unidos) , Coco , Coco's , Mos Burger , Saizeriya , Denny's , McDonald , Baskin Robbins, KFC, entre outras.
A comida mais apreciada no japão é o sushi ,comida natural que vem se tornado muito apreciado no ocidente também , mas conserteza o melhor sushi é feito no japão por muitos itens e que também o sushi veio do japão ,os grandes e melhores restaurantes de sushi do japão começam seu dia na escolha do peixe ideal dentro do mercados pesqueiros do japão, eu pessoalmente fui em um  mercado de peixe em Chiba uma vez e pude comprovar que os grandes restaurantes são muito exigentes olham todo o mercado para escolher um tipo especifico de peixe e naum importam o preço que se pague na qualidade do peixe em que vai comprar, o maguro (atun) é um dos peixes mais procurados por eles , existem muito pouco no mar do japão pesqueiros tem que ir muito longe pescalos por isso seu valor é muito caro , mais caro ainda é o valor que se paga em um especifico maguro o honmaguro que pode passar de 200 mil dolares dolares , seu valor é determinado de acordo com o lugar que foi pescado o jeito e a conservação ,os peixe tem que ser pescado rapidamente limpo por causa das toxinas que ele manda em sua carnenumca congelar conservar no gelo .
Caracteristicas de um bom sushiya (retaurante de Sushi) é você apreciar o sabor de um bom peixe como se fosse um Don Perignon sentir que o peixe deixa seu oleo percorrer em toda sua boca suavemente sentir que o peixe é realmente fresco .A qualidade dos melhores sushiyas do Japão são muito importantes eles produzem quase tudo que utilizam para manter sua qualidade por exeplo o shoyu (molho de soja) ou o wasabi ( é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta Wasabia ).
A melhor parte e a mais apreciada do maguro é o da barriga perto do seu estomago onde se consentra muita parte da gordura do peixe .
Dentro de um bom sushiya você tem uma quantidade grande de variedades de sushi feitos peixes de frutos do mar , legumes entre outros.

E agora vai uma dica para quem quer entrar em sushiya aqui , para quem numca entrou em um antes ,o sushi deve ser saboreado por enteiro você pode pegar com a mão ou com o hashi (palitinhos) e colocar tudo na boca naum em mordidas , e o preço em alguns lugares é de acordo com a quantidade que você come e os preços também podem variar pelo tipo do prato nos 100yen sushi do japão quase tudo é um valor só você só paga a quantidade , voce naum presciza pegar os sushi que estão rodando na esteira pode pedir que façam outros pratos mais frescos , mas se for comer os que rodam nas esteira tudo deve ser retirado de cima os pratinhos também .
















Outra comida popular no japão é oRamen ( sopa de macarão variado podem ser feitos de molhos de legumas e shoyo caldo de carnes ou outros) , o ramen é muito saboroso é variado porque aqui quase tudo cada região do japão tem seus proprios modos de prepara-los e um sabor diferente do outro , eu por exemplo adoro o ramen de Okinawa ele é muioto gorduroso e um sabor forte bem temperado e o que eu comia vinha com uma grande costela de porco em cima alem disso a tijela era muito grande parecia uma panela (risos), mas voltando ao assunto o ramen é muito popular que a tal ponto que pessoas fazem fila enormes em alguns destes restaurantes( aqui no japão é assim quando o lugar é bom as pessoas fazem filas para entrar então fique de olho), geralmente alguns destes restaurantes alem de fazer a seus modos o caldo usado na sopa tambem fabricam seu proprio macarrão deixando assim sua marca registrada e seu gosto diferente de todos outros .Muitos japoneses pedem uma tijele de arros para comer com o ramen alguns acompanham com o gyoza (pastel Japones /Chines) , é costume dos japonesses comerem o ramen muito quente e ele é digerido sugado o macarrão entero na garganta (muitos chegam a fazer muito barulho emquanto comem o ramen)  por isso muitos colocam a agua do lado para beber emquanto comem, é bom se voce tentatar fazer isso colocar pequenos montinhos de macarrao um em cima do otro para esfriar um pouco para não queimar a lingua alem de fazer mau para o estomago tanto que o costume alimentar japoneis e de comer tudo emgolindo e depois muitos operam do estomago .      




Outra opção para se ir comer é oYakiniko que é um tipo de churrrascaria japonesa em que vocês mesmo grelha sua carne no gas ou carvão em sua mesa ,os restaurantes podem variar entre os que você paga a porção ou os que são liberados você pode comer tudo que quizer  pela hora determinada pelo Yakiniko são os famosos Yakiniko Tabehodai.
Existem muitos yakinikos no Japão , hoje em dia os japoneses consomem muita carne de animais terrestres também.

No basico no japão voce tem muita opção para ir comer se você gostar de beber um pouco pode ir a umisakaya que também servem comida para acompanhar as bebidas mas se você só bebeu e naum comeu   pode comer um gyudon que aki é um prato barato e rapido ou se você estiver perto das estações de trem comer um  udon  ou soba  ou Teishoku qualquer que ficam de amostra em vitrines de restaurante  ou se você for comer em casa comprar um bento no mercado , nos bentoyas (onde fazem bento) , lojas de comveniencia (que são abertos 24 horas o ano todo), mas as vezez voce quer forrar a barriga um pouco pode comer um takoyaki ,yakitori ,  ou outra barraquinhas dessas de comidas que sempre tem nas ruas do japão , mas voce estiver com fome ainda voce vai ao Shabu shabu  .