Seo Taiji é simplesmente o artista sul coreano mais influente do século XX, e continua sendo no século XXI. Ele é considerado por muitos como o “presidente da cultura sul coreana” o “músico revolucionário”.
Sem dúvida Jeong Hyeon-cheol é um músico mais que completo. Tanto que a música sul coreana é dividida em dois períodos: pré-Taiji e pós-Taiji.
Além de músico completo que tem um belo vocal, composições dignas, dominador da guitarra e do baixo e ainda por cima dançarino; Seo Taiji é produtor, ícone da moda e homem de negócios!
A lenda nasceu em 21 de fevereiro de 1972 em Seoul, capital da Coréia do Sul.
Há mais de 20 anos na estrada, sendo que durante o caminho ele já foi adepto dos mais diversos estilos musicais ;D
Seo Taiji é Heavy Metal, Nu Metal, Rock, POP, Dance, Eletrônico, Hip Hop e por aí vai. Experimentalista!
Atualmente o mestre asiático é comparado a Jonathon Davis da banda Korn, mas nos anos 80 ele era comparado a Michael Jackson devido a sua enorma popularidade no seu país de origem.
Adolescência
Seo Taiji sempre foi um aficcionado por música e o seu maior sonho era poder viver disto.
Aos 14 anos ele já participava em diversas bandas de hard rock. Sendo que mais tarde ele largou a escola por considerar o sistema educacional corrosivo. Isso após ter sido reprovado por causa de fascínio pela música.
OBS: Quando se trata de música, Seo Taiji é autodidata, um virtuose.
E aos 17 anos ele ingressa como baixista na banda de metal Sinawe.A alegria só durou um ano, pois em 1991 a banda encerra as suas atividades.
Mas Seo Taiji não havia desistido do sonho de ser o musico revolucionário de uma nação.
Então ele forma um grupo de hip hop e dance Seo Tai-ji & Boys!O primeiro sucesso do grupo foi Nan Arayo (Eu Sei) que se tornou um hit por todo o país.
OBS: È sucesso até hoje.
Seo Taiji foi consagrado por introduzir o RAP na Coréia do Sul.
Mas Nan Arayo não emplacou logo de primeira, pois naquele tempo o RAP não era comum no país e na estréia do grupo, transmitida pela MBC em 1992, eles foram ridicularizados pelo júri do programa que rotularam o som deles como “incompreensível”.Felizmente o júri estava errado e o primeiro albúm do grupo vendeu 1.500.000 de cópias.
Considerado o primeiro albúm de HIP HOP da Córéia!Os álbuns seguintes foram tendo mais influências da cultura sul coreana e de elementos rock n’ roll.
Novos sucessos surgiram e novas polêmicas também.
Seo Taiji encerra o contrato com a gravadora que acreditou no grupo dele e então cria a sua própria gravadora, revolucuionando o mercado músical da época, dando total independência para seus empregados.
Durante a produção do segundo albúm da boyband, os integrantes dizem que não irião aparecer na mídia até finalizar o álbum.
Algo incomum de ser feito para uma banda nova, que deveria ser dependente da mídia para se promover.
E o novo álbum vendeu mais que o primeiro, com isso a banda é convidada para fazer tocar no no Japão.
A música
Gyosil Idea ( Idéia da Classe) lançada em 1994, gerou forte polêmica. Pois nesta música a opinião ácida de Seo Taiji a respeito do ensino, revoltaram
diversos jovens.
Logo surgiram boatos que Seo Tai-ji & Boys utilizavam de textos satânicos em suas músicas. E isto foi algo que abalou a carreira do grupo.
Apesar que depois foi comprovado que não havia nada de satânico nas mensagens.
OBS: Seo Taiji se reunião com os tais críticos e analisaram as músicas de trás pra frente. Simplesmente um boato ridicúlo e preconceituoso.
Seo Taiji n' Boys
Seo Taiji estava meio puto com a visão de “ídolo” que seus fãs tinham a respeito dele. Gerando um público feminino muito forte.
Contudo a solução foi encontrada: fazer um álbum underground e se vestir de maneira “normal”. Pois o grupo não queria ser conhecido pelo seu visual, mas pelo conteúdo de suas músicas.
Para o lançamento do quarto álbum são gastos US$ 400.000. na instalação de um novo sistema de auto-falantes que seria usado no show de abertura.
Um música que contribuiu muito pra sociedade daquele país era Come Back Home. Numa batida Gangster RAP, a canção fez vários jovens que haviam fugido de casa retornarem ao lar.
Também teve forte repercussão a música Shidaeyugam que foi quase banida pela Comissão de Ética de Transmissões Coreana, por causa do conteúdo de sua letra.
E a música GOODBYE que era o adeus da banda, por causa que eles disseram que iria terminar após terem atingido todos os sonhos musicais de infância.
Em 1996 o grupo acaba. Todavia a amizade continua tão firme como antes.
Todos seguiram por um destino promissor.
O revolucionário sai do país e passa dois anos em Nova Iorque para lançar seu debut solo.
Se mudou devido aos boatos de que ele era consumidor drogas ilícitas.
Carreira Solo
2 anos depois o mestre volta para a sua terra natal e a mídianão perdoa.
Em 1998, haviam muitos fãs desesperados e uns até se ajoelhavam e agradeciam a Deus pelo ressurgimento do músico virtuose.
E ele volta diferente, um rock alternativo, uma mistura de numetal com heavy metal. Sem esquecer do visual agressivo!
Novamente vendeu mais de um milhão sem precisar de apoio da mídia.
No ano 2000, o segundo albúm Ultramania foi o marco para garantir o sucesso absoluto.
Agora nu metal com punk hardocre!
Todos os demais artistas da Coréia tremiam perante Seo Taiji porque ele fazia a popularidade de todo e qualquer artista voltar para a estaca zero.
E foi isso que aconteceu. Ultramania a música mais tocada nos Pump do país! Só que não para por aí ;D
É feito um documentário sobre Seo Taiji pela emissora japonesa NHK, e Seo Taiji faz um show incrível que fazirmão e os pais de hide do X Japanficarem sem reação. Com isso eles o presenteia com uma das guitarras favoritas do hide!
Neste show Seo Taji fez uma homenagem ao eterno guitarrista.
E esse show no qual ele ganhou a maravilhosa guitarra, é do maior festival de rock criado da Coréia do Sul. E quem criou tal festival? Adivinha? Seo Taiji!
OBS: É o Rock n’ Rio coreano.
O terceiro álbum solo do cantor é uma mistura de lounge com trip hop.
Infelizmente o mercado fonográfico tava em crive, menos para Seo Taiji que emplacou em meio a crise!
E ainda por cima fez um show na Rússia.
Depois de 2005 as coisas ficaram quietas para o lado do artista.
No início de 2007, ele faz contrato com a empresa automotiva GM Daewoo, recebendo 1 bilhão de won.
Logo em seguida é lançado o especial “15º aniversário ” que era uma coletânia completa de sua carreira.
Fato que incomodou a mídia, alegando que isso não passava de um artifício publicitário para que lucrasse mais. Ao invés de contribuir com algo novo para o mercado fonográfico.
Seo Taiji simplesmente respondeu dizendo que não precida da mídia pra crescer o nome dele, nem precisa vender imagem e ter atitudes ridículas apenas para atrair mais fãs. Pois ele não é nennhum DBSK, S7VEN, H.O.T., e sim um músico de verdade!
Tempos depois é feito um show em homenagem ao mestre onde Epik High,Sweet Sorrow, Nell e PIA tocaram algumas das principais canções da lenda.
Seo Taji não aparece neste show.
No ano de 2008 Seo Taiji lança o quarto albúm “Atomos” e em “2009″ lança o DVD
“The Great Seotaiji Symphony” que é a união entre o Rock e a música erudita. Sendo que para tal feito , Seo Taiji contratou Tolga Kashif e a Escola Filarmônica da Inglaterra. O Show é maravilhoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário